Eventos

TRESIRMAS Laboratório teatral
25/09/2014

TRESIRMAS SOUNDSCAPE

 

LABORATÓRIO TEATRAL com a dramaturga italiana Letizia Russo e o diretor Alvise Camozzi

 

LABORATÓRIO de COMPOSIÇÃO SONORA e FOLEY (efeitos sonoros) com Daniel Maia

 

Inscrições mediante processo seletivo por meio de carta de interesse e breve curriculum, encaminhados para o e-mail oficinas@ipiranga.sescsp.org.br, a partir de 09/09. Inscrições na Central de Atendimento. A partir de 18 anos

 

Período – 25, 26, 27 de Setembro, das 19h às 22h. Sesc Ipiranga.

 

instalação sonora + laboratório. 

 

A oficina oferece ao público um laboratório de atuação e dramaturgia, com o diretor Alvise Camozzi e a dramaturga italiana Letizia Russo, e um laboratório de composição sonora para teatro e foley, com o músico Daniel Maia, tendo como resultado desses dois processos uma instalação sonora aberta ao publico nos dias 03 e 04/10.

No laboratório de atuação e dramaturgia, Alvise, Letizia e o público trabalharão a partir dos textos do escritor russo Anton Tchekhov, reescrevendo e sobrepondo as próprias biografias às dos personagens da peça “As três irmãs”, percorrendo de maneira intuitiva a narrativa e o texto do autor. O objetivo não será reescrever uma nova leitura do clássico de Tchekhov, mas experimentar as possibilidades de explorar a profunda humanidade das relações que o texto apresenta, provocar um diálogo entre a literatura dramática, distante, temporalmente e culturalmente, com pessoas reais, que vivem uma cotidianidade reconhecível, que por sua vez pertence ao público que as escutará. O resultado se tornará um “radio-drama”, documento, documentário ou ficção sonora, que acompanha o texto de Tchekhov.


O laboratório de composição sonora para teatro e foley, com Daniel Maia, também será interligado e comunicante a esse processo. Os participantes criarão a partitura de sons e rumores que compõem, juntamente às vozes, a obra Tresirmas Soundscape. Nessa instalação, um caminho sonoro, físico e simbólico será criado, a partir dos quatros atos da peça de Tchekhov, justapostos a quatro perguntas sobre a contemporaneidade: a perda, o pertencimento, a fronteira e o deslocamento. No percurso entre a unidade do Sesc Ipiranga e o casarão do projeto É Logo Ali, o público poderá escutar as vozes de Tresirmas Soundscape e visitar a instalação que finaliza o caminho.


Criação, curadoria dramatúrgica e condução da oficina de criação: Alvise Camozzi, Letizia Russo e Rachel Brumana.
Ambientação: William Zarella Jr. Sonoplastia: Daniel Maia. Video: Valerio Callieri. Produção: Rachel Brumana. Substância Produções Artísticas e Società Anonima dei Lavoratori del Mare. Galpão. 15 vagas. Inscrições mediante processo seletivo por meio de carta de interesse e breve curriculum, encaminhados para o e-mail oficinas@ipiranga.sescsp.org.br, a partir de 09/09. Inscrições na Central de Atendimento. A partir de 18 anos.