F. 2. Pira vai chegar_v2

Pirandello em São Paulo

Pirandello veio a São Paulo entre o final de agosto e os primeiros dias de setembro de 1927. Na época a comunidade italiana era numerosíssima, e o idioma italiano era uma língua viva, ouvida e falada, não só nas ruas da cidade, mas nos teatros também.

Naturalmente se falava italiano nos teatros de opera, mas até em muitos teatros de prosas. E nos teatros de revista, quando não se falava em italiano, se falava de italianos, pra rir e zoar dos protótipos do imigrado peninsular.

Muitas companhias amadoras e profissionais atuavam em italiano. A maior atriz da época, Itália Fausta, fazia questão de afirmar sua origem italiana. Eram italianas as companhias que durante a pausa no verão europeu, atravessavam o oceano para se apresentar no Teatro Municipal do Rio e no Municipal de São Paulo. As maiores companhias italianas (de prosa e de opera) seguiam um roteiro que previa ricas temporadas em Buenos Aires, Montevideo, Rio de Janeiro e São Paulo, última etapa antes de descer para Santos e regressar para Europa. Muitas vezes os espetáculos eram novíssimos, outras eram um conjunto de obras de repertório.

Entre o dia 5 e o dia 19 de agosto de 1927, o Teatro Municipal recebeu uma das maiores estrelas do teatro europeu, a atriz e diretora russa, naturalizada italiana, Tatiana Pavlova, ligada ao movimento de renovação da cena internacional. Ela encena os últimos trabalhos de Bernard Shaw, Tchekhov, Rosso San Secondo.

Logo em seguida, eis que chega em São Paulo o fenômeno do momento, o dramaturgo mais falado no mundo, Luigi Pirandello, com sua companhia, o Teatro de Arte de Roma, que ele mesmo dirige (ainda por pouco).

Todos os jornais acompanharam sua chegada e suas apresentações. Nenhum jornal o fez com tanta atenção e proximidade como o jornal italiano Fanfulla, que na época tinha uma tiragem de 40.000 copias. O ICIB, na sua Biblioteca, preserva umas das pouquíssimas cópias (talvez as únicas das quais temos noticia) ainda intactas dessa crônica tão preciosa.

QUADERNI publica a partir de hoje todas as etapas dessa viagem incrível.