serpentina_feat

Serpentina – di Luigi Capuana

Luigi Capuana foi um importante escritor e pensador italiano do começo do século passado. Ele dizia que os artistas são criadores de mundos, e assim conseguiu inventar histórias incríveis.

Entre as muitas obras que publicou, algumas foram escritas para o público infantil, para seus netos e netas e todos os seus amiguinhos. Ele dizia que eram os trabalhos mais bonitos, entre todos que escreveu. São delicadas obras primas da literatura italiana que Capuana cria e recria através da sua surpreendente fantasia, naturalmente mesclando sua grande inventividade com o universo fantástico das tradições orais populares, como já fizeram antes dele Perrault e Andersen.

Conterrâneo, amigo, conselheiro de grandes artistas, como Verga e Pirandello, foi um estudioso eclético (da física ao espiritismo) e um importante teórico do estilo “verista”, mas foi realmente com os contos de fada que Capuana entra na História.

É muito difícil escolher um entre os muitos, porque são todos belíssimos. Os contos mais famosos são Reginotta, Ranocchietto, Piuma D’Or, Spera di Sole, il Racconta-Fiabe e Serpentina. Este último é o conto que a atriz e pedagoga Giulia Valli, com seu talento e sua belíssima voz, vai ler e interpretar para você, com exclusividade para Oblò.

Infelizmente não existem publicações do Luigi Capuana no Brasil, assim Oblò tem o prazer de apresentar para o público brasileiro um dos autores italianos mais importantes.

Assista: