Eventos

TEATRO: Venice Island Fast Food
08/11/2019

Venice Island Fast Food é a primeira etapa de um projeto teatral que aqui apresentamos em forma de estudo. O projeto nasceu de uma pesquisa sobre o fenômeno social do turismo pensado como metáfora da nossa percepção de mundo. Pesquisamos o instante no qual a prática turística acontece, que se dá muitas vezes pela anulação da descoberta em troca do registro instantâneo do nosso corpo por imagens, de fato já vistas, e que já consumimos.

As mesmas replicamos na rede, iguais a outras passadas e outras futuras, que já vimos e veremos - num círculo virtuoso no qual, a imagem do nosso corpo que, igual a outros corpos, são inseridos em paisagens religiosamente iguais, substituindo definitivamente a nossa experiência que vem aniquilada por práticas colonizadoras dos nossos desejos e que alteram nossa percepção de espaço e tempo.

A Veneza do título é um estereótipo imediato, tanto do desejo imposto e difuso de suspensão da normalidade cotidiana, quanto da dificuldade do nosso corpo antigo em se adequar a essas inéditas formas que o espaço e o tempo assumiram: dissociadas, inacabadas, breves, consumíveis, reproduzíveis, multiplicáveis. Talvez o corpo velho que habitamos não seja apenas o de um indivíduo, mas é também o crepúsculo do tempo que estamos vivendo. Venice Island Fast Food é a longa viagem de um velho poeta em direção à uma ilha, lugar no qual, o mito conta: nasceu o sol; nos perguntamos, a partir daquilo que está ao seu redor e a nossa volta, através de seus olhos e suas palavras, se ainda somos capazes de imaginar outros mundos possíveis.

O projeto fez parte da programação da Semana do idioma italiano no mundo, a convite do Instituto Cultural Ítalo Brasileiro e do Istituto Italiano di Cultura de São Paulo.

 

FICHA TÉCNICA

Texto e Direção: Alvise Camozzi, Letizia Russo e Rubens Velloso

Tradução: André Mesquita  e Alvise Camozzi

Elenco: Alvise Camozzi, Giovanna Monteiro, Jorge Neto e Rubens Velloso.

Vídeo: ligaLight -  eduzal e Julieta Benoit

Iluminação: Guilherme Bonfanti

Trilha Sonora Original: Dan Maia

Produção: Marisa Riccitelli Sant´ana

Apoio: Instituto Cultural Ítalo Brasileiro e do Istituto Italiano di Cultura de São Paulo

Realização: SESC SP

 

Serviço:

Dias 06, 07 e 08 de novembro de 2019

Sala Beta – SESC Consolação

Rua Dr. Vila Nova,

20hs

Indicação etária: 14 anos

54 lugares

Ingressos R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia