SPECIALE 75 ANNI

Em ocasião dos 75 anos do ICIB, Oblò oferece uma série de eventos online dedicados às narrativas e aos personagens que fizeram a história do Instituto Cultural Ítalo-brasileiro.

EM BREVE!

Seis personagens à procura de público

Pirandello é ainda o dramaturgo mais lembrado do teatro italiano. Quase 100 anos depois da estreia do seu trabalho mais conhecido, os ‘Seis personagens’ continua sendo um clássico contemporâneo. Das entranhas desse texto surpreendente iremos atrás de suas inesperadas relações com a América Latina.

Convidados do episódio: o crítico Leonardo Mello e o diretor Mauricio Paroni De Castro.

O vídeo estará disponível a partir do dia 4 de setembro.

Lorenzo Da Ponte Um italiano em Nova York (primeira parte)

Já ouvimos seu nome, mas nem sempre lembramos o porque. Foi contemporâneo do mais famoso Casanova, com ele dividiu a paixão pela vida e pela arte. Sua história surpreendente é um passeio no mundo e uma viagem musical longa de quase cem anos, passando do século XVIII ao XIX.

Lorenzo Da Ponte Um italiano em Nova York (segunda parte)

Depois da sua formação em Veneza, Lorenzo parte para novas aventuras, e nessas acha o sucesso que o consagra à história.

Lorenzo Da Ponte Um italiano em Nova York (terceira parte)

A Revolução Francesa e as novas modas surpreendem Lorenzo, que tem que deixar Viena. Recomeça suas viagens em volta do mundo, até chegar às Américas.

Convidado especial: Mauricio Paroni De Castro.

Juó Bananère

Quando em São Paulo o idioma mais falado era uma esquisita mistura de dialetos italianos com o português mais castiço, um jovem jornalista e engenheiro caipira inventou um incrível personagem que sintetizou de maneira eclética e irônica o universo macarrônico: fatos mirabolantes, vidas de emigrantes, heróis e anti-heróis de uma metrópole em devir.

Juó Bananère é um ilustre esquecido que os especialíssimos convidados de Oblò revelam, desenhando assim os traços marcantes da antiga São Paulo carcamana.

Convidados do episódio: os professores José Vinci de Moraes, Cacá Machado e Virginia Bessa.

Decamerão (primeira parte)

Entre as obras de arte criadas em tempos de pandemias, o Decamerão de Giovanni Boccaccio é com certeza a mais conhecida. Em Florença, durante a epidemia de peste do 1350, dez jovens se reúnem em quarentena, e para passar o tempo se contam… histórias. Algumas dessas se tornaram obras primas pictóricas do Renascimento, inspirações para inúmeras outras obras literárias e até cinematográficas. A herança do Decamerão é imensa, suas conexões com o tempo presente são importantes para nos entendermos e olhar para o futuro.

Convidada do episódio: Cecilia Casini.

Decamerão (segunda parte)

Depois da belíssima introdução da professora Cecilia Casini ao universo de Giovanni Boccaccio, vamos contar uma das histórias mais conhecidas do Decamerão: Andreuccio Da Perugia.

Decamerão (live)

A história de Nastagio degli Onesti, que ficou suspensa na segunda parte, aqui vem desvendada pela professora Cecilia Casini e pelo professor Gabriele Frigerio, que conversam sobre Boccaccio e sua atualidade.

As Cabeças de Modigliani

Modigliani é um dos pintores italianos mais amados da história da arte. Sua fama de boêmio chega antes de seus retratos inconfundíveis, de seus nus sinuosos, de seu apelido em francês que diz muito sobre a personagem que encantou os artistas de Montparnasse, Modí, o maldito.

O mito foi construído ao longo dos últimos cem anos. Modí morreu pobre, mas muito rica é a herança artística que ele deixou ao mundo. Essa história começa como lenda em Livorno, em 1909, e se tornou fato de crônica, divertido e curioso, em 1984.

Convidados do episódio: os professores Luciano Migliaccio e Cecilia Casini.

L’adagio di Albinoni

Quando uma música erudita entra no imaginário popular, nem sempre é por causa da fama do seu autor. É o caso de um famoso concerto barroco em sol menor, melodia melancólica que já ouvimos em dezenas de filmes e propagandas, conhecida também como o Adagio de Albinoni, nome do seu autor, contemporâneo e conterrâneo do mais lembrado Antonio Vivaldi. Mas a surpresa está na história misteriosa que está atrás de sua composição.

Convidado do episódio: o linguista André Mesquita.

Pirandello em São Paulo

A professora Alessandra Vannucci e o diretor Mauricio Paroni de Castro nos ajudam a reconstruir a viagem de Pirandello ao Brasil.

O vídeo estará disponível a partir do dia 18 de setembro.

Pinocchio

Um dos livros mais vendidos no mundo, é um livro naturalmente destinado ao público infantil, mas sua história original, muitas vezes simplificada, vai bem além do episódio do nariz que cresce para cada mentira.

A escritora e tradutora Christine Röhrig juntamente com as atrizes Beatriz Sayad, Malu Bierrenbach e o diretor Cassio Santiago nos ajudam a revelar o lado sombrio dessa famosa história.

O vídeo estará disponível a partir do dia 25 de setembro.