LENTE_BAMBINI_NOTEXT

DAI BAMBINI
IN SU

A Scuola Italiana Eugenio Montale promove esse espaço completamente dedicado ao universo da literatura italiana infanto-juvenil. Autores clássicos e modernos, consagrados ou emergentes, lidos em italiano com legendas em português.

Serpentina Luigi Capuana

Luigi Capuana foi um importante escritor e pensador italiano do começo do século passado. Ele dizia que os artistas são criadores de mundos, e assim conseguiu inventar histórias incríveis.

Entre as muitas obras que publicou, algumas foram escritas para o público infantil, para seus netos e netas e todos os seus amiguinhos. Ele dizia que eram os trabalhos mais bonitos, entre todos que escreveu. São delicadas obras primas da literatura italiana que Capuana cria e recria através da sua surpreendente fantasia, naturalmente mesclando sua grande inventividade com o universo fantástico das tradições orais populares, como já fizeram antes dele Perrault e Andersen.

Conterrâneo, amigo, conselheiro de grandes artistas, como Verga e Pirandello, foi um estudioso eclético (da física ao espiritismo) e um importante teórico do estilo “verista”, mas foi realmente com os contos de fada que Capuana entra na História.

É muito difícil escolher um entre os muitos, porque são todos belíssimos. Os contos mais famosos são Reginotta, Ranocchietto, Piuma D’Or, Spera di Sole, il Racconta-Fiabe e Serpentina. Este último é o conto que a atriz e pedagoga Giulia Valli, com seu talento e sua belíssima voz, vai ler e interpretar para você, com exclusividade para Oblò.

Infelizmente não existem publicações do Luigi Capuana no Brasil, assim Oblò tem o prazer de apresentar para o público brasileiro um dos autores italianos mais importantes.

Estreia dia 20/9 às 15h.

Ser Montale

Fundada há mais de 30 anos, a Scuola Italiana Eugenio Montale oferece um ambiente multicultural e diversificado, baseado na pedagogia Reggiana. Conheça um pouco da história da escola.

Leia mais

Pinocchio

O diretor Alvise Camozzi narra um trecho curioso e bem menos conhecido do livro de Carlo Collodi.

Leia mais

Mostra del Sapere 2020

Apesar do distanciamento social vivido ao longo de 2020, continuamos nossa oferta formativa e realizaremos a Mostra Cultural 2020 online.

Leia mais

Eu me lembro

Histórias de imigração recontadas pelas crianças (a partir de uma criação da Escola Italiana Eugenio Montale).

Leia mais

XX Semana da Língua Italiana no Mundo

A XX Semana da língua italiana no mundo acontece de 19 a 25 de outubro de 2020 e tem como título “A língua italiana entre palavra e imagem: grafites, ilustrações, quadrinhos”, uma temática que pode ser abordada com modalidades expressivas como os quadrinhos, o romance gráfico e a editoria juvenil.

Leia mais

EXPOSIÇÃO: C’era due volte il barone Lamberto

A Escola Eugenio Montale e o Istituto Italiano di Cultura têm o prazer de convidá-lo para a exposição do romance "C'era due volte il barone Lamberto", de Gianni Rodari, 1978, com a curadoria do Prof. Pino Boero, promovida pelo Comune di Omegna (Vb) e pelo Parco della Fantasia "Gianni Rodari", em homenagem ao centenário do escritor.

Leia mais

Serpentina – di Luigi Capuana

Luigi Capuana foi um importante escritor e pensador italiano do começo do século passado. Ele dizia que os artistas são criadores de mundos, e assim conseguiu inventar histórias incríveis.

Leia mais