LENTE_BAMBINI_NOTEXT

DAI BAMBINI
IN SU

A Scuola Italiana Eugenio Montale promove esse espaço completamente dedicado ao universo da literatura italiana infanto-juvenil. Autores clássicos e modernos, consagrados ou emergentes, lidos em italiano com legendas em português.

Serpentina Luigi Capuana

Luigi Capuana foi um importante escritor e pensador italiano do começo do século passado. Ele dizia que os artistas são criadores de mundos, e assim conseguiu inventar histórias incríveis.

Entre as muitas obras que publicou, algumas foram escritas para o público infantil, para seus netos e netas e todos os seus amiguinhos. Ele dizia que eram os trabalhos mais bonitos, entre todos que escreveu. São delicadas obras primas da literatura italiana que Capuana cria e recria através da sua surpreendente fantasia, naturalmente mesclando sua grande inventividade com o universo fantástico das tradições orais populares, como já fizeram antes dele Perrault e Andersen.

Conterrâneo, amigo, conselheiro de grandes artistas, como Verga e Pirandello, foi um estudioso eclético (da física ao espiritismo) e um importante teórico do estilo “verista”, mas foi realmente com os contos de fada que Capuana entra na História.

É muito difícil escolher um entre os muitos, porque são todos belíssimos. Os contos mais famosos são Reginotta, Ranocchietto, Piuma D’Or, Spera di Sole, il Racconta-Fiabe e Serpentina. Este último é o conto que a atriz e pedagoga Giulia Valli, com seu talento e sua belíssima voz, vai ler e interpretar para você, com exclusividade para Oblò.

Infelizmente não existem publicações do Luigi Capuana no Brasil, assim Oblò tem o prazer de apresentar para o público brasileiro um dos autores italianos mais importantes.

Estreia dia 20/9 às 15h.

Eu me lembro

Histórias de imigração recontadas pelas crianças (a partir de uma criação da Escola Italiana Eugenio Montale).

Leia mais

XX Semana da Língua Italiana no Mundo

A XX Semana da língua italiana no mundo acontece de 19 a 25 de outubro de 2020 e tem como título “A língua italiana entre palavra e imagem: grafites, ilustrações, quadrinhos”, uma temática que pode ser abordada com modalidades expressivas como os quadrinhos, o romance gráfico e a editoria juvenil.

Leia mais

EXPOSIÇÃO: C’era due volte il barone Lamberto

A Escola Eugenio Montale e o Istituto Italiano di Cultura têm o prazer de convidá-lo para a exposição do romance "C'era due volte il barone Lamberto", de Gianni Rodari, 1978, com a curadoria do Prof. Pino Boero, promovida pelo Comune di Omegna (Vb) e pelo Parco della Fantasia "Gianni Rodari", em homenagem ao centenário do escritor.

Leia mais

Serpentina – di Luigi Capuana

Luigi Capuana foi um importante escritor e pensador italiano do começo do século passado. Ele dizia que os artistas são criadores de mundos, e assim conseguiu inventar histórias incríveis.

Leia mais